quinta-feira, 12 de abril de 2012

Humidade, Umidade?

Querida família e queridos amigos,

Chegou o verão a Macau, e com o verão as monções os tufões e as baratinhas…!
Apesar de haver datas marcadas para a mudança de cada estação, tal como em Portugal, Macau não segue à risca as previsões meteorológicas para cada época… Há que aprender a ler os sinais, para saber mais ou menos com o que se conta em termos de clima, é muito engraçado, passo a explicar.
Em meados de Dezembro, já a sair do Outono e quase a entrar no Inverno, ainda se sente o Verão, normalmente os últimos dias de praia por cá (entenda-se Hong Kong) são por volta dessa altura… Depois há dois dias em que se sente que a temperatura desceu uns graus, e de repente de um dia para o outro está um frio de rachar, esgotam-se os aquecedores a óleo, e é difícil encontrar edredons... Em dois dias o que mais se vê são pessoas a carregarem com aquecedores pois as lojas só entregam em casa ao fim de quatro dias, e este frio que se sente não dá hipótese, a humidade gelada entra em casa sem pedir licença, sem dar tempo aos ossos para se habituarem à mudança, portanto quem não tem carro, que é a maior parte dos western people, carrega em braços ou nos carrinhos de compras… Depois de mais ou menos dois meses disto (inverno), supostamente vem a primavera, eu chamar-lhe-ia a primahúmida, mas não fica bem… Nesta altura não está demasiado calor mas a percentagem de humidade que já normalmente ronda os 75%, passa para os 90%, e há uma procura desenfreada de desumificadores… Quantas pessoas em Portugal têm um? Nós temos dois!!! Hehe. Lembro-me quando era pequenina e uma das casas onde vivi no algarve era muito húmida (má construção) tínhamos um desumificador do tamanho de uma mesa-de-cabeceira, onde uma vez parti o dedo do pé… Era um monstro barulhento, que não vejo há muito tempo! Cá temos dois aparelhos desses que emitem partículas só sentidas em florestas, têm atenção à percentagem de humidade deixada na divisão para não secar demasiado o ar, têm um programa óptimo para secar a roupa, não são barulhentos, nem enormes, enfim… são um must have nesta zona da Ásia! Depois andamos nisto mais ou menos até Abril, onde finamente aparecem uns dias de sol onde a temperatura já chega aos 28 graus e onde se começa a ter de se fazer gincana no meio da rua para não se pisarem baratas (parece exagero mas não é…), eu com estes bichos sou mega enojada, não os consigo ver e se vir não consigo matar, e se por acaso pisar uma na rua, nem sei explicar o que sinto, sobe-me uma onda de espasmos com guinchos histéricos e comichões que só acabam quando finalmente chego a casa e tiro o sapatinho… (Não vale criticar, ok? Cada um com a sua pancada…). O verão por cá alterna dias de céu limpo e um sol tão forte às 9h da manhã como é o de Portugal ao meio dia num dia bem quente, com dias de monções e por vezes tufões! Já me estreei o ano passado com um tufão nível 8 é o penúltimo nível de força, que pode chegar ao 10 quando o olho do tufão passa mesmo em cima de Macau! Com o nível 8 tudo fecha, ninguém trabalha nem é aconselhado a sair de casa, é recomendável ter uma dispensa recheada de alimento, pois não se sabe quantos dias pode durar…
Resumindo e baralhando:
Esgotam os aquecedores_frio;
Esgotam os desumificadores_aumento da humidade;
Gincana na rua_calor à séria…
E como não há verão como o de Portugal, já temos viagem marcada!!! Weeeeeee! Chegamos dia 25 de Agosto e ficamos até dia 11 de Setembro! Não são muitos dias mas vai ser tão bom!!! No regresso vamos ao Dubai, ficamos 4 dias, alguém se quer juntar? J A Emirates está com voos directos de Lisboa e baratos!
Para os mais curiosos de resto está tudo bem por cá, o Pedro continua a adorar o trabalho eu contínuo na minha aprendizagem intensiva de chinês agora todos os dias da semana! Por falar nisso ontem apanhei um taxista velhinho muito falador, começou a meter conversa comigo em chinês (cantonense), eu disse-lhe em Mandarim que não percebia muito bem de cantonense, então ele que também sabia umas coisas de mandarim começou a falar, queria saber onde eu tinha nascido, porque estava em Macau, etc, eu expliquei que era casada, o marido tinha vindo para cá trabalhar, bla bla bla, depois perguntou se já tinha filhos, eu disse-lhe que ainda não, talvez para o ano, (achava eu que estava a dizer tudo bem), logo a seguir ele pergunta onde é que estava o filho do meu marido, fiquei baralhada… Ahaha. Quando cheguei à aula de chinês contei à minha professora, e afinal o que eu disse ao senhor foi, eu não tenho filhos, o meu marido teve o ano passado!!!! Ri-me tanto! Ainda tropeço bastante mas já vou sabendo dizer umas coisas J.
Muitos beijinhos, cheios de saudades!
Maia

2 comentários:

  1. :))) ahhh mto bem!!!!! gosto mto de saber noticias ao pormenor!! quase que me senti aí outra vez, ainda por cima, pq foi exactamente com esse pico de humidade que aí estive... o meu cabelo estava lindo, ehehehehhe!!!!! eu adorava ir ao dubai... mas como as coisas andam.. ou ganho o euromilhoes, ou não saio de Portugal tão cedo :P

    ahhhhhh a parte do teu marido teve um filho o ano passado, é boa demais... ainda me estou a rir!!!! mas assim já aprendeste, essa frase pelo menos, não voltas a repetir, eheheheh

    mtos bjsss para os 2 :)

    ResponderEliminar
  2. ahahah mt bom!
    mt bom o update do blog. um dia lanço-te o desafio: mais posts, menos testamentos;) :P
    adorei a historia do taxista! o oriente fez-te uma mulher mt moderna e permissiva ;) diz ao teu marido, então, que queremos conhecer o filho de 1 ano. ahahah és a maior!
    qt a viagem a portugal, yeah!!!! as começará a contagem decrescente para os proximos 4 meses! as saudds ja sao imensas! infelizmente, n vai dar p vos acompanhar ate ao dubai, gastarei as poupança p a semana em NYC! m vontade n falta!
    beijinho,
    Jo

    ResponderEliminar